Cidades

Inea notifica imóveis sem esgotamento sanitário em Niterói

O Instituto Estadual do Ambiente começou a vistoriar diversos imóveis em Niterói que ainda estão fora da rede de esgotamento sanitário. A ação, em parceria com a prefeitura e a concessionária Águas de Niterói, aconteceu durante o último fim de semana nos bairros do Cafubá e Fazendinha. Trinta e duas casas foram vistoriadas – 19 delas estavam em situação regular e seis não apresentaram a conexão com a rede. Os donos dos imóveis foram notificados e terão um prazo de 60 dias para se adequarem (Decreto Estadual nº 41.310/2008).

A fiscalização prosseguirá ao longo do mês de março até que todas as 700 casas da região sejam inspecionadas. Quem estava com tudo em dia, recebeu o certificado “Estou ligado”. A fiscalização faz parte do Projeto “Se Liga”, criado para diminuir o lançamento de efluentes sem tratamento na Baía de Guanabara e nas lagoas de Niterói.

A ação contou com o apoio do Comitê das Lagoas de Itaipu e Piratininga e  da Associação de Moradores. Até agora já foram emitidas 1.044 notificações a imóveis situados nas bacias hidrográficas dos rios Arrozal, Jacaré, Santo Antônio, João Mendes, Camboatá e São Francisco, bem como em bairros das zonas sul e norte de Niterói. Desse total, 963 notificações já foram atendidas.

< Exposição "Eu-mulher" homenageia Conceição Evaristo A Alma Imoral <